segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


vinho, poesia ou divindade

caro amigo, thadeu, lembra quando
traduzimos esse poema como um s.o.s?
não havia verso que não estivesse
no copo cantando, no corpo decantando

a gente simplesmente ia traduzindo
bebendo baudelaire direto da fonte
o renato no violão fazendo a ponte
e eu bebendo vinho e você rindo

sem dificuldade para entrar no tema
eu lia baudelaire de cor e salteado
tropeçando nuns versos de salto alto
e você “se o salto é o problema

simplesmente, muda o esquema,
quebra o salto ou põe chinelo no poema”
assim baudelaire fica mais à vontade
para falar de vinho, poesia, ou divindade

é verdade, poeta, os poemas verdadeiros
são todos descalços, e poetas só andam a pé
assim como dois calos no espelho
são os meus e os teus passos de baudelaire

e assim a gente foi se embriagando
e entrando cada vez mais no poema
charles sintonizava a nossa antena
e o vinho da poesia foi se aproximando

hoje eu sei, mais que baudelaire, a amizade
foi o resultado de nossa bêbada parceria:
você, bêbado de vinho, poesia e divindade
e eu, meu amigo, de vinho, saudade e poesia

para Thadeu Wojciechowski
esses versinhos de seu amigo Fernando Koproski
como presente de aniversário!
24/12/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário